COMPREENDENDO AS INFÂNCIAS E OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA
Resumo
O apanhado temático foi construído no Estágio de Docência contando com atividades presenciais e a distância e com a utilização da Plataforma Moodle. O estudo foi alicerçado numa permuta entre/com os estudantes do Curso de Pedagogia objetivando oportunizar a prática docente em diferentes espaços da instituição de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, criando condições críticas para a construção da autonomia dos estudantes no contexto de atuação. O Estágio de Docência aconteceu por meio da propagação de temáticas emergentes na contemporaneidade, como por exemplo: os Jogos Eletrônicos. Ao dialogar com os estudantes sobre os artefatos digitais encontramos facilidade para pensar as infâncias como um campo multidisciplinar e percebemos dificuldades ao abordar os Jogos Eletrônicos como propostas educativas. Assim, foram através das discussões presenciais e a distância que fortalecemos a reflexão e o (re)pensar, consequentemente, a importância dos Jogos Eletrônicos na educação.