COMPREENDENDO AS INFÂNCIAS E OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA

  • Eliane Lima Piske Universidade Federal de Rio Grande- FURG
  • Narjara Mendes Garcia Universidade Federal de Rio Grande- FURG
  • Elisângela Barbosa Madruga Universidade Federal de Rio Grande- FURG
  • Maria Angela Mattar Yunes – Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas - RS

Resumo

O apanhado temático foi construído no Estágio de Docência contando com atividades presenciais e a distância e com a utilização da Plataforma Moodle. O estudo foi alicerçado numa permuta entre/com os estudantes do Curso de Pedagogia objetivando oportunizar a prática docente em diferentes espaços da instituição de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, criando condições críticas para a construção da autonomia dos estudantes no contexto de atuação. O Estágio de Docência aconteceu por meio da propagação de temáticas emergentes na contemporaneidade, como por exemplo: os Jogos Eletrônicos. Ao dialogar com os estudantes sobre os artefatos digitais encontramos facilidade para pensar as infâncias como um campo multidisciplinar e percebemos dificuldades ao abordar os Jogos Eletrônicos como propostas educativas. Assim, foram através das discussões presenciais e a distância que fortalecemos a reflexão e o (re)pensar, consequentemente, a importância dos Jogos Eletrônicos na educação.

Biografia do Autor

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Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pedagoga, especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel, Mestre em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG). Integrante do Centro de Referência em Apoio às Famílias - CRAF/ FURG. Contato: e.nanny@hotmail.com

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Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação a Distância. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação da Infância - NEPE e do Centro de Referência em Apoio às Famílias - CRAF/ FURG. Contato: narjaramg@gmail.com

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Pedagoga e Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Rio Grande, RS. Integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Bolsista CAPES. E-mail:  elisangelamadruga@outlook.com

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Centro Universitário La Salle, UNILASALLE/Canoas - RS; e Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universtityof Dundee, Escócia; Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica São Paulo. Professora permanente no Centro Universitário La Salle - UNILASALLE/Canoas- RS; e no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Coordena o Centro de Referência e Atenção ás Famílias – CRAF do UNILASALLE em parceria com o CRAF / FURG. Contato: mamyunes@yahoo.com.br

Publicado
2018-05-18
Como Citar
LIMA PISKE, Eliane et al. COMPREENDENDO AS INFÂNCIAS E OS JOGOS ELETRÔNICOS NA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA SEMIPRESENCIAL NO CURSO DE PEDAGOGIA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/225>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento