O ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TDIC
Resumo
Este trabalho originou-se da nossa experiência enquanto professores atuantes em cursos à distância, seja como professor conteudista, seja como coordenador de cursos, tutor ou professor em atendimento presencial nos pólos. Após discutirmos as idéias mais recentes dos principais teóricos, o contexto da EAD e sua importância, e os avanços da EAD, discutiremos alguns aspectos dessa modalidade de ensino e as implicações na prática docente, bem como na sistematização do trabalho com EAD. Focaremos nas estruturas mais gerais do ensino à distância, os documentos que devem ser produzidos para o andamento de cada disciplina, as tecnologias disponíveis para registrar eventos, enviar e receber materiais, interagir com os diversos profissionais que integram o contexto educacional à distância, o trabalho junto aos discentes e a importância da sincronização entre todos os elementos. Concluiremos com alguns encaminhamentos e questões pendentes para futuros trabalhos.
Palavras-chave: Ensino Superior. Novas Tecnologias. Ensino a Distancia. Docência.