O ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TDIC

  • Josinalva Estacio Menezes Universidade de Brasília
  • Maria Dalvirene Braga
  • Rui Seimetz

Resumo

Este trabalho originou-se da nossa experiência enquanto professores atuantes em cursos à distância, seja como professor conteudista, seja como coordenador de cursos, tutor ou professor em atendimento presencial nos pólos. Após discutirmos as idéias mais recentes dos principais teóricos, o contexto da EAD e sua importância, e os avanços da EAD, discutiremos alguns aspectos dessa modalidade de ensino e as implicações na prática docente, bem como na sistematização do trabalho com EAD. Focaremos nas estruturas mais gerais do ensino à distância, os documentos que devem ser produzidos para o andamento de cada disciplina, as tecnologias disponíveis para registrar eventos, enviar e receber materiais, interagir com os diversos profissionais que integram o contexto educacional à distância, o trabalho junto aos discentes e a importância da sincronização entre todos os elementos. Concluiremos com alguns encaminhamentos e questões pendentes para futuros trabalhos.


Palavras-chave: Ensino Superior. Novas Tecnologias. Ensino a Distancia. Docência.

Publicado
2018-05-23
Como Citar
ESTACIO MENEZES, Josinalva; DALVIRENE BRAGA, Maria; SEIMETZ, Rui. O ENSINO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MEDIADO PELAS TDIC. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/228>. Acesso em: 19 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política