HOW TO PREVENT ME

  • Lilian Chinen
  • Luciana Fonseca

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um serious game sobre prática sexual segura e contracepção junto aos adolescentes. Para o desenvolvimento, foi empregado o design participativo, no qual participaram da pesquisa oito estudantes do ensino médio de uma escola pública da cidade de São Paulo. Desenvolveu-se o jogo How To Prevent Me que apresenta um ambiente simulado de locais que os participantes indicaram como importantes para a temática, onde avatares percorrerão pelos cenários em busca de diversão, representados pelo shopping, balada, sorveteria e outros, além da busca pelo conhecimento, encontrado nas escolas e postos de saúde. O jogo aborda os seguintes pontos: prática sexual, métodos contraceptivos, gravidez, infecções sexualmente transmissíveis. Acredita-se que o jogo apresenta potencial para ser um importante recurso a ser utilizado em benefício à saúde pública. Passará pela fase de avaliação pelo público-alvo, a fim de se fazer possíveis implementações. Assim, estará disponível para download gratuito em dispositivos móveis com sistemas operacionais Android e iOS, além de ser possível jogá-lo também pelo Facebook.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
CHINEN, Lilian; FONSECA, Luciana. HOW TO PREVENT ME. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/232>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento