RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI

  • Maria Lucia Pozzatti Flores
  • Eunice Maria Mussoi UFSM-Santa Maria
  • Gilse Antoninha Morgental Falkembach UFSM-Santa Maria

Resumo

O objetivo desse artigo é desmistificar a tecnologia da lousa digital para que o professor possa utilizá-la, na sua prática docente. A lousa digital é fácil de ser usada, é sensível ao toque, com recurso de touchscreen e o teclado é como nos smartphones. Permite ao professor escrever, fazer anotações sobre imagens projetadas, exibir filmes, músicas, animações, simulações e, principalmente, interagir. A metodologia utilizada nesse estudo perpassou pela formação inicial de alunos monitores que atuam na sala de informática para o uso da lousa digital. Posteriormente, eles multiplicaram seu conhecimento com os professores do ensino fundamental da rede pública. Concluiu-se que, para o aluno, a lousa digital é um elemento motivador no processo de aprendizagem. E para o professor é uma ferramenta de apresentação de conteúdos escolares que oportuniza uma abordagem visual e participativa. Porém, cabe ao professor, ao utilizá-la, criar e propor atividades inovadoras.

Publicado
2018-05-24
Como Citar
LUCIA POZZATTI FLORES, Maria; MARIA MUSSOI, Eunice; ANTONINHA MORGENTAL FALKEMBACH, Gilse. RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A DOCÊNCIA NO SÉCULO XXI. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/233>. Acesso em: 17 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica