METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL

  • Adriana Cristina Lázaro Anhanguera Educacional
  • Milena Aparecida Vendramini Sato
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo

As mudanças na sociedade contemporânea ocasionadas pelos avanços tecnológicos geram questionamentos em relação a educação ministrada aos alunos do século XXI. Para os estudiosos da área, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) são recursos que podem contribuir para a introdução de atividades inovadoras. Desta forma, o artigo tem como objetivo abordar considerações acerca do papel do docente no uso das metodologias ativas no Ensino Superior por meio das TDIC. Para isso, recorremos ao levantamento de obras bibliográficas que tratam do tema, tendo como guia os estudos dos seguintes autores: Kenski (2014), Moran (2009, 2015), Prado (2005), Valente (2014), entre outros. O papel do docente como conteudista e o único responsável pelo repasse de informações em sala de aula já não atende as expectativas dos alunos. Desta forma, a utilização dos recursos do ensino híbrido como: sala de aula invertida, trabalho em pares, gamificação e aprendizagem baseada na resolução de problemas são propostas associadas ao uso das TDIC que colocam o aluno como sujeito ativo no processo de aprendizagem. Cabe ao docente conhecê-las e quebrar paradigmas do ensino tradicional para que possam enriquecer as aulas e adequá-las as atuais necessidades de formação.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
CRISTINA LÁZARO, Adriana; APARECIDA VENDRAMINI SATO, Milena; CRISTINA RODRIGUES TEZANI, Thaís. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR: O PAPEL DO DOCENTE NO ENSINO PRESENCIAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/234>. Acesso em: 01 dez. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica