OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE: : A PESQUISA E O PRODUTO

  • Mariana Dos Reis Alexandre
  • Thaís Cristina Rodrigues Tezani

Resumo

Os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) são importantes aliados da prática pedagógica com o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Contudo, devido a dúvidas sobre as possibilidades de uso, considerando os diferentes níveis de alfabetização em que os alunos de uma mesma turma se encontram, nos questionamos se há e como são os ODA que auxiliam neste processo. Para tanto, estabelecemos como objetivo geral da pesquisa de mestrado profissional avaliar a aplicabilidade dos ODA para o processo de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos, delimitamos: a)levantar e analisar os ODA existentes de acordo com os níveis de alfabetização e letramento; b)aplicar e verificar a aplicabilidade dos ODA selecionados; c)desenvolver um material de apoio com sugestões de ODA para utilização na alfabetização e letramento. Para atingi-los, utilizamos as contribuições da pesquisa qualitativa, com desenvolvimento interventivo e participante. Os instrumentos de coleta de dados foram pesquisas bibliográficas, documentais e observação participante em uma turma com 21 alunos no 2º ano do ensino fundamental. Após a análise e aplicação dos ODA, doze foram descritos e organizados em um site de fácil acesso e uso para professores. Ainda, inferimos que o uso dos ODA depende do perfil docente, discente e do contexto, que requer a reflexão sobre aspectos estruturais e formativos para que o professor possa, além de possibilidades práticas e teóricas, ter condições adequadas para articular as TDIC ao currículo.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
DOS REIS ALEXANDRE, Mariana; CRISTINA RODRIGUES TEZANI, Thaís. OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA PRÁTICA DOCENTE. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/236>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica