ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE USABILIDADE E O COMPORTAMENTO DO USUÁRIO NAS REDES SOCIAIS
Resumo
Entende-se que a qualidade do conteúdo e a facilidade de uso do site podem afetar o comportamento dos usuários, sendo a usabilidade representada pela facilidade com que um usuário utiliza uma nova ferramenta. O objetivo deste estudo foi avaliar a relação entre a usabilidade e o comportamento do usuário nas redes sociais Facebook e Twitter, refletindo a possibilidade de aumento na usabilidade de sites com conteúdo educacional atrelado a utilização das redes sociais como veículo de divulgação destes. As páginas dos cinco principais provedores de notícias do Brasil foram avaliadas durante um ano e tiveram sua usabilidade testada, uma vez por mês, por três pesquisadores distintos. A cada mês, em horários predeterminados, foi realizada a avaliação das atividades de comportamento dos usuários de cada um dos provedores de notícia nas redes sociais. Observou-se que as notícias postadas pelos provedores donos das páginas com maior usabilidade eram os que possuíam maiores médias de participação dos usuários nas redes sociais. Conclui-se, dentro dos limites desse estudo, que pode haver relação entre o grau de usabilidade do site de notícias e o perfil de participação do usuário de redes sociais. Desta forma, acredita-se que os professores devam estar atentos não só a usabilidade dos seus sites, bem como abertos a possibilidade de utilização das redes sociais como mecanismo de divulgação e melhora na dinâmica ensino-aprendizagem.