O USO PEDAGÓGICO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Patricia Zanon Peripolli UFSM
  • Cláudia Smaniotto Barin UFSM

Resumo

Se por um lado o ensino de matemática vem sendo apontado na literatura como complexo e desinteressante, as tecnologias vem tornando-se onipresentes no cotidiano da população, assim o desafio que se apresenta é como realizar a transposição do conhecimento teórico para uma dimensão prática com o uso das tecnologias digitais da informação e da comunicação. Nesse sentido, a utilização de quadrinhos nas aulas de matemática surge como alternativa viável que pode ser usada para estimular os alunos a melhor compreender a aplicação da matemática em diversas situações cotidianas, tornando a aprendizagem mais significativa. Para isso, no entanto, é preciso capacitar os professores a desenvolverem seu próprio material didático transpondo saberes de acordo com as necessidades de sua turma, de modo a potencializar o ensino e aprendizagem matemática. O presente trabalho visa avaliar as potencialidades e desafios da formação de professores para a transposição de saberes matemáticos por meio de histórias em quadrinhos em um curso aberto privado online. O curso foi ofertado totalmente online, com 70 inscritos, sendo professores em atuação distribuídos pelo território nacional. Os resultados obtidos apontam que os professores tem interesse em mudar sua prática, mas para isso precisam de orientação e estimulo para aprender novas metodologias, bem como selecionar e produzir recursos digitais para assim, inserir no seu dia a dia, tornando o ensino mais atrativo e dinâmico. Além disso, o processo de autoria como estratégia pedagógica e o contato com as diferentes linguagens das histórias em quadrinhos demonstraram ser eficientes para potencializar o uso pedagógico das tecnologias digitais da informação e da comunicação.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
ZANON PERIPOLLI, Patricia; SMANIOTTO BARIN, Cláudia. O USO PEDAGÓGICO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/239>. Acesso em: 20 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica