APRENDIZAGEM EM MOOCS

  • Napoliana Silva de Souza
  • Gabriela Trindade Perry Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma revisão da literatura efetuada nas bases de dados Computers & Education, Computers in Human Behavior, IEEE Xplore Digital Library e SciELO. O levantamento bibliográfico foi realizado com o objetivo de identificar as atuais barreiras e desafios que podem afetar a aprendizagem em Massive Open Online Courses (MOOCs) e interferir na conclusão de um curso, para essa finalidade priorizou-se estudos recentes publicados no biênio 2016-2017. Os resultados permitiram reconhecer quatro classes principais de fatores que atuam como barreiras: (i) obstáculos linguísticos; (ii) barreiras de interação; (iii) fatores dos estudantes; (iv) aspectos tecnológicos. No campo dos desafios foram identificadas seis categorias de desafios para a aprendizagem em MOOCs: (i) integrar a aprendizagem online no ensino tradicional; (ii) elevado número de participantes; (iii) produção de conteúdos; (iv) comportamento de estudantes; (v) avaliação da aprendizagem; (vi) implementação de MOOCs.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
SILVA DE SOUZA, Napoliana; TRINDADE PERRY, Gabriela. APRENDIZAGEM EM MOOCS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/240>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento