APRENDIZAGEM EM MOOCS
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão da literatura efetuada nas bases de dados Computers & Education, Computers in Human Behavior, IEEE Xplore Digital Library e SciELO. O levantamento bibliográfico foi realizado com o objetivo de identificar as atuais barreiras e desafios que podem afetar a aprendizagem em Massive Open Online Courses (MOOCs) e interferir na conclusão de um curso, para essa finalidade priorizou-se estudos recentes publicados no biênio 2016-2017. Os resultados permitiram reconhecer quatro classes principais de fatores que atuam como barreiras: (i) obstáculos linguísticos; (ii) barreiras de interação; (iii) fatores dos estudantes; (iv) aspectos tecnológicos. No campo dos desafios foram identificadas seis categorias de desafios para a aprendizagem em MOOCs: (i) integrar a aprendizagem online no ensino tradicional; (ii) elevado número de participantes; (iii) produção de conteúdos; (iv) comportamento de estudantes; (v) avaliação da aprendizagem; (vi) implementação de MOOCs.