PROPOSTA DE UM MODELO DE MINERAÇÃO DE DADOS EDUCACIONAIS PARA IDENTIFICAR A COLABORAÇÃO ENTRE ESTUDANTES DA EAD
Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferece a possibilidade de elevação da escolaridade para os trabalhadores, aumentando suas chances de inserção e ascensão cidadãs na sociedade contemporânea. A Educação a Distância (EAD) permite maior flexibilidade ao trabalhador para realizar seus estudos em momentos diferenciados dos ofertados nos cursos presenciais, o que proporcionou sua adoção e expansão na EPT. Esta pesquisa propõe um modelo de Mineração de Dados Educacionais (EDM) para identificar a ocorrência de colaboração online em cursos a distância de EPT que usam a plataforma Moodle. A análise dos dados coletados leva a concluir que o modelo de EDM proposto nesta pesquisa identifica ocorrências de colaboração online nos cursos pesquisados, contribuindo para a prática pedagógica de adoção da aprendizagem colaborativa online no âmbito da EAD adotada na EPT. Além disso, esta pesquisa indica novas áreas de investigação, como a análise semântica para identificar níveis de maior ou menor percentual de colaboração, o desenvolvimento de uma topologia da colaboração que identifique o número de interações entre estudantes e professor sobre um mesmo tema de discussão e a promoção do desenvolvimento de modelos de EDM que forneçam informações para a tomada de decisões estratégicas educacionais.