DAS REDES SOCIOTÉCNICAS À CARTOGRAFIA DE CONTROVÉRSIAS NA EDUCAÇÃO

  • Patricia Silva
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Resumo

O objetivo desse ensaio teórico é delinear uma perspectiva metodológica à luz da noção de redes sociotécnicas e da teoria ator-rede. Articula-se a abordagem analítica da cartografia de controvérsias, que é uma perspectiva a qual permite a observação da trama social entre os atores humanos e não humanos, assumindo a função de representar e analisar, visualmente, os rastros deixados por aqueles. Utiliza-se um exemplo de controvérsia na educação e como cartografá-la a partir de algumas técnicas digitais distribuídas em nove camadas. O artigo faz referência à noção de redes sociotécnicas e suas possibilidades metodológicas nas questões educacionais, trazendo mais uma possibilidade para o debate, de modo a enfocar a participação dos actantes em seus contextos de atuação

Biografia do Autor

Patricia Silva

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (DCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação (EGESI) pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba

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Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutor pela London South Bank University e na University of London. Atualmente, é professor adjunto do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
SILVA, Patricia; CERQUEIRA BARBOSA, Jonei. DAS REDES SOCIOTÉCNICAS À CARTOGRAFIA DE CONTROVÉRSIAS NA EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/244>. Acesso em: 04 nov. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento