ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALEMÃO) MEDIADO PELO APLICATIVO LEARNINGAPPS: FOCO NO TIPO DE FEEDBACK EM ALGUMAS ATIVIDADES
Resumo
O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras vem se modificando ao longo dos últimos anos. Porém, a partir do desenvolvimento da internet e das redes móveis, a transformação é extrema. Se em tempos não muito distantes o professor era refém de livros importados e de materiais “autênticos” de difícil acesso, hoje ele se depara com a grande dificuldade de escolha de insumo disponível na rede, diante da abundância e diversidade de oferta. Nesse cenário, pretende-se neste trabalho apresentar um aplicativo que tem demonstrado ser bastante valioso, tanto para o professor quanto para o aluno de alemão como Língua Estrangeira. Trata-se do aplicativo Learningapps. Tomando como aporte teórico prioritariamente o conceito de gamificação (Leffa, 2014 e Kapp, 2012), pretende-se apresentar uma análise do feedback das atividades fornecidas pelo aplicativo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva e os dados foram coletados a partir da análise de algumas atividades já disponibilizadas ao usuário. Os resultados apontam para a relevância do aplicativo para o apoio à aprendizagem de alemão como língua estrangeira bem como para seu ensino.
Palavras-chave: ensino e aprendizagem de alemão; aprendizagem móvel; aplicativos; Learningapps