ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALEMÃO) MEDIADO PELO APLICATIVO LEARNINGAPPS: FOCO NO TIPO DE FEEDBACK EM ALGUMAS ATIVIDADES: :

  • Rafael Kenzo Mippo Unesp
  • Cibele Cecilio de Faria Rozenfeld

Resumo

O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras vem se modificando ao longo dos últimos anos. Porém, a partir do desenvolvimento da internet e das redes móveis, a transformação é extrema. Se em tempos não muito distantes o professor era refém de livros importados e de materiais “autênticos” de difícil acesso, hoje ele se depara com a grande dificuldade de escolha de insumo disponível na rede, diante da abundância e diversidade de oferta. Nesse cenário, pretende-se neste trabalho apresentar um aplicativo que tem demonstrado ser bastante valioso, tanto para o professor quanto para o aluno de alemão como Língua Estrangeira. Trata-se do aplicativo Learningapps. Tomando como aporte teórico prioritariamente o conceito de gamificação (Leffa, 2014 e Kapp, 2012), pretende-se apresentar uma análise do feedback das atividades fornecidas pelo aplicativo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa descritiva e os dados foram coletados a partir da análise de algumas atividades já disponibilizadas ao usuário. Os resultados apontam para a relevância do aplicativo para o apoio à aprendizagem de alemão como língua estrangeira bem como para seu ensino.


Palavras-chave: ensino e aprendizagem de alemão; aprendizagem móvel; aplicativos; Learningapps

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Rafael Kenzo Mippo é autor e não coautor! Cibele Rozenfeld, coautora, realizou submissão !

Publicado
2018-06-06
Como Citar
KENZO MIPPO, Rafael; CECILIO DE FARIA ROZENFELD, Cibele. ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (ALEMÃO) MEDIADO PELO APLICATIVO LEARNINGAPPS: FOCO NO TIPO DE FEEDBACK EM ALGUMAS ATIVIDADES. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/245>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento