USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES

  • Dayanny Carvalho Lopes Alves

Resumo

O cenário atual das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), segundo Coll e Monereo (2010), institui novas práticas sócio-comunicacionais que desafiam práticas pedagógicas, a formação inicial de futuros profissionais, de professores da educação básica e a formação continuada de professores universitários, demandando novas abordagens e métodos de ensino para se manter a motivação do aluno, além de oferecer possibilidades de professores e alunos serem autores de conhecimentos e divulgadores de suas produções em novos ambientes de aprendizagem na internet. As tecnologias estão presentes em tudo que vemos, fazemos ou utilizamos, seja ela mais simples ou mais sofisticada, mas todas são resultados de pesquisas, construções e reconstruções, objetivando melhorar a vida dos homens na sociedade. Propõe-se uma discussão de como as Tecnologias Digitais de Informação Comunicação (TDIC’s), especificamente o uso do celular (m-learning), podem ser usadas no ambiente acadêmico e qual a percepção do docente a propósito de, com o objetivo de verificar os desafios e oportunidades que estas ferramentas podem proporcionar quando aplicadas fazendo uma análise da pertinência do seu uso em sala de aula. Dos docentes pesquisados, 100% possuem dispositivo smartphone, 64,3% responderam que permite o uso de smartphone em sala de aula e 21,4% disseram não.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
CARVALHO LOPES ALVES, Dayanny. USO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/246>. Acesso em: 15 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica