FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA INTEGRAR AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
Como objetivo geral deste trabalho, buscamos investigar o modo como as recomendações legais para a formação de professores da Educação Básica para o uso educacional das TDIC são contempladas no projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como objetivos específicos, buscamos verificar o perfil do egresso do curso de Pedagogia da UFAL e sua relação com as TDIC, analisar a concepção de TDIC presentes nas disciplinas e verificar como se dá a discussão sobre TDIC e formação do professor nas ementas das disciplinas. O estudo se caracteriza como um estudo de caso, tendo em vista tratar-se de uma unidade que se analisa em profundidade – mediante descrição, explicação e compreensão do fenômeno investigado e considerando que esta modalidade de pesquisa se situa como uma instância em ação. Para tal, a pesquisa se debruçou a analisar o projeto pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL, incluindo-se as ementas das disciplinas que tematizam a relação entre TDIC e educação. Levando em consideração as análises realizadas durante o processo da pesquisa, podemos identificar que o projeto político pedagógico do curso de Pedagogia da UFAL prospecta um perfil do aluno egresso e sua relação com as TDIC. Ao analisar a concepção de TDIC presentes nas disciplinas, percebemos que a temática é concebida de forma fragmentada e que a temática aparece como um princípio metodológico, o que nos leva a crer que esta carrega consigo ações críticas e reflexivas na educação básica.