CONSTRUINDO O JOGO SUPER TRUNFO AMÉRICA LATINA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA: :

  • Éliton Paulo Novais
  • Silvio Roberto Stefano
  • Lisandro Pezzi Schimidt

Resumo

A geografia traz consigo, ao longo de sua história, o título de disciplina decorativa. O trabalho do professor dentro de sala de aula se inicia a partir daí, da quebra deste rótulo. Para isso, devemos encontrar formas de tornar o ensino de geografia mais atrativo e mais próximo dos alunos, adotando novas estratégias de ensino. Nesse sentido a busca por diferentes metodologias devem fazer parte do planejamento cotidiano do professor e de seu constante processo de atualização, buscando aumentar o leque de opções disponíveis a seu favor, o professor deve buscar infindáveis estratégias de ensino. Entre as muitas estratégias que podem ser utilizadas surgem os jogos como uma alternativa de dinamizar este processo de aprendizagem. Utilizar dos jogos como estratégia de ensino, é de certa forma, transformar o processo ensino aprendizagem mais atrativo, convidando o aluno, a participar do deste processo, despertando o campo de suas percepções e o desafiando a atualizar seu conhecimento. Sendo assim, este artigo é dividido em três partes a se destacar: em um primeiro momento é feita uma abordagem teórica do caminho que o ensino da geografia percorreu até chegar nos dias atuais, mostrando quais caminhos tomou e onde se pretende chegar; em seguida é apresentado o jogo, e suas definições/características, e seu papel estratégico no processo de ensino de geografia;  mais adiante é apresentado o jogo Super Trunfo América Latina, suas características e como foi desenvolvido. Entre os resultados obtidos é notória a verificação da participação massiva dos alunos em todas as fases de construção do jogo bem como o interesse despertado, graças aos dados apresentados nas cartas, a respeito das diferenças sociais entre os países que compõem a América

Publicado
2018-05-15
Como Citar
NOVAIS, Éliton Paulo; STEFANO, Silvio Roberto; SCHIMIDT, Lisandro Pezzi. CONSTRUINDO O JOGO SUPER TRUNFO AMÉRICA LATINA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM GEOGRAFIA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/25>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica