KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO EM NEUROCIÊNCIAS: :

  • Pedro Venturino-Perez Universidade Federal Fluminense
  • Thais Carolina Guilland Schimidt Universidade Federal Fluminense
  • Caroline Fernandes-Santos Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0002-2420-3836

Resumo

O aprendizado baseado em jogos é uma estratégia com crescimento progressivo, sobretudo com o advento de novas tecnologias de informação e comunicação. O Kahoot! é uma ferramenta virtual para a criação de Quiz com questões de múltipla escolha. Assim, esse estudo pretende relatar a implementação do Kahoot! na disciplina de Neurociências como estratégia de revisão de conteúdos antes da prova discursiva nos cursos de graduação em Biomedicina e Fonoaudiologia da Universidade Federal Fluminense (Campus Nova Friburgo). As questões foram elaboradas pelos estudantes em grupos conforme os temas de aula que seriam cobrados na prova discursiva, revisadas pelo docente e inseridas no Kahoot! pelo monitor. No dia da aplicação do Kahoot!, as questões foram projetadas no quadro branco e os estudantes responderam as questões em grupo através de seus dispositivos móveis (Bring Your Own Device). Como resultado, notou-se grande interação entre o docente e os estudantes, assim como entre os estudantes na discussão das alternativas de resposta. O desempenho dos grupos foi satisfatório, demandando pouco tempo para responder às questões. O Kahoot! gera um rank em tempo real dos grupos e acertos e isso motivou os estudantes a se empenharem na atividade para ficar na primeira colocação.Concluímos que o Kahoot! é uma ferramenta dinâmica e valiosa como instrumento de avaliação, motivação e engajamento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.


 

Publicado
2018-06-07
Como Citar
VENTURINO-PEREZ, Pedro; GUILLAND SCHIMIDT, Thais Carolina; FERNANDES-SANTOS, Caroline. KAHOOT! COMO FERRAMENTA DE REVISÃO DE CONTEÚDO EM NEUROCIÊNCIAS. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/254>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento