FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS(AS) NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Resumo
O presente trabalho visa socializar uma experiência de docência online, realizada no contexto da formação de pedagogos(as) na modalidade a distância. Em específico, as atividades aqui relatadas e analisadas ocorreram na disciplina de Introdução à Pedagogia (IPED), componente curricular do curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância (CEAD) – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A partir das reflexões de autores como Paulo Freire e Marco Silva, intencionamos a construção do ensino-aprendizagem pautado no diálogo problematizador ec na participação ativa dos educandos via tecnologias interativas e espaços presenciais. Para subsidiar nossas análises, o relato de experiência conta com a apresentação de dados coletados junto aos educandos, no transcorrer das atividades de ensino-aprendizagem realizadas. A reflexão teórica em torno destas práticas educativas nos remetem ao (re)pensar da docência online, segundo os eixos da composição da ação comunicativo-interativa e intervenção pedagógica. Contudo, tais processo não ocorrem sem percalços, derivados da imbricação das especificidades da educação a distância com os desafios da formação de pedagogos(as).