PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL
Resumo
O estudo teve como objetivo mapear as produções científicas sobre as tecnologias aplicadas à Educação Especial publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), no período de 2011 até 2016, de maneira a acompanhar os avanços do uso das tecnologias enquanto parceira na educação da pessoa com deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação. Foram identificados 10 artigos que fizeram uso de tecnologias digitais com esse público. A análise considerou a distribuição anual dessa produção científica, a identificação da região geográfica dos grupos de pesquisa, o tipo de autoria, a área de formação dos autores, os tipos de pesquisas, o público-alvo e a sua faixa etária, a quantidade de participantes, as técnicas de coleta e análise dos dados e a duração dos estudos. Os resultados demonstraram uma tendência de crescimento dessas produções, ao longo de um período seis anos, partindo do aumento do uso das tecnologias aplicadas à Educação Especial.