PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL: : ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PERÍODO DE 2011 A 2016

  • Adilson Rocha Ferreira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Claudete Do Amaral Lins Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Mylena Carla Almeida Tenório Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Maria Angélica Correia Baía Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Neiza De Lourdes Frederico Fumes Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Resumo

O estudo teve como objetivo mapear as produções científicas sobre as tecnologias aplicadas à Educação Especial publicadas na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), no período de 2011 até 2016, de maneira a acompanhar os avanços do uso das tecnologias enquanto parceira na educação da pessoa com deficiências, Transtornos do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação. Foram identificados 10 artigos que fizeram uso de tecnologias digitais com esse público. A análise considerou a distribuição anual dessa produção científica, a identificação da região geográfica dos grupos de pesquisa, o tipo de autoria, a área de formação dos autores, os tipos de pesquisas, o público-alvo e a sua faixa etária, a quantidade de participantes, as técnicas de coleta e análise dos dados e a duração dos estudos. Os resultados demonstraram uma tendência de crescimento dessas produções, ao longo de um período seis anos, partindo do aumento do uso das tecnologias aplicadas à Educação Especial.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
ROCHA FERREIRA, Adilson et al. PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO ESPECIAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/257>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica