A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIDÁTICAS VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA

  • Djalma Humberto Silva Guterres
  • Maria Sônia Silva De Oliveira Veloso
  • Iago Jose Gonçalves De Almeida : Universidade Federal Roraima
  • Ijanilio Gabriel De Araújo

Resumo

O avanço tecnológico proporcionou olhares mais pontuais que refletem no ensino. Para o entendimento da tecnologia que é desenvolvida e utilizada no ensino de Física, obteve-se como objetivo apresentar um diagnóstico sobre plataforma didática virtual e suas características. Utilizou-se da metodologia de revisão com análise de conteúdo para responder: quais são as características de plataformas didáticas que se destacam no ensino quando são aplicadas em atividades experimentais no ensino de Física? Com o desenvolvimento da pesquisa, foram estudadas, analisadas e comparadas três plataformas didáticas virtuais, sendo elas Phet, LabVirt e Modellus. Como resultado se obteve uma visão que abrange os conteúdos de Física mais explorados e apresentados pelas plataformas, como também as diferenças de cada plataforma. Com o desenvolvimento deste trabalho que está em evolução, considera-se que cada plataforma tem suas especificações, conforme as ideias e o nível de ensino. Podendo uma plataforma ser o complemento da outra para o processo do ensino e aprendizagem.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
HUMBERTO SILVA GUTERRES, Djalma et al. A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIDÁTICAS VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/258>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica