A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIDÁTICAS VIRTUAIS NO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
O avanço tecnológico proporcionou olhares mais pontuais que refletem no ensino. Para o entendimento da tecnologia que é desenvolvida e utilizada no ensino de Física, obteve-se como objetivo apresentar um diagnóstico sobre plataforma didática virtual e suas características. Utilizou-se da metodologia de revisão com análise de conteúdo para responder: quais são as características de plataformas didáticas que se destacam no ensino quando são aplicadas em atividades experimentais no ensino de Física? Com o desenvolvimento da pesquisa, foram estudadas, analisadas e comparadas três plataformas didáticas virtuais, sendo elas Phet, LabVirt e Modellus. Como resultado se obteve uma visão que abrange os conteúdos de Física mais explorados e apresentados pelas plataformas, como também as diferenças de cada plataforma. Com o desenvolvimento deste trabalho que está em evolução, considera-se que cada plataforma tem suas especificações, conforme as ideias e o nível de ensino. Podendo uma plataforma ser o complemento da outra para o processo do ensino e aprendizagem.