CONTORNOS DA PESQUISA CIENTÍFICA ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

  • Luiz Carlos De Paiva
  • Cláudia Helena Dos Santos Araújo Instituto Federal de Goiás, IFG

Resumo

Este texto apresenta reflexões acerca de uma pesquisa bibliográfica em andamento. Tem como objetivo identificar o discurso pedagógico a partir dos estudos e pesquisas acerca das relações entre educação, tecnologia e educação profissional e tecnológica na produção acadêmica no período de 2007 a 2017. A abordagem metodológica se descreve como uma pesquisa quanti-qualitativa e de caráter descritivo-analítico. O universo de pesquisa são produções acadêmicas publicadas em periódicos científicos delimitados no processo, que, posteriormente serão objeto da análise de conteúdo para a interpretação dos dados. A análise de conteúdo se fundamenta em Bardin (2006) e Franco (2012).  O referencial teórico acerca das relações entre educação, tecnologias e educação profissional e tecnológica baseia-se em Feenberg (2003), Lévy (1996), Castells (2003), Saviani (2003, 2007), Ramos (2009), entre outros. Como resultados parciais, foram encontrados 200 artigos científicos que tratam a respeito do tema e que apresentam reflexões acerca das orientações teóricas que constituem o discurso pedagógico nas relações entre educação, tecnologia e educação profissional e tecnológica.

Publicado
2018-05-30
Como Citar
CARLOS DE PAIVA, Luiz; HELENA DOS SANTOS ARAÚJO, Cláudia. CONTORNOS DA PESQUISA CIENTÍFICA ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/260>. Acesso em: 10 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento