FORMAÇÃO DOCENTE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO – ESTUDO DE CASO
Resumo
O século XXI foi marcado por várias mudanças tecnológicas, assim, alterando o pensar, o agir e o trabalhar. As formas de acesso ao conhecimento, sua compreensão, circulação e produção foram multiplicadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A tecnologia também influi nos processos da educação e promove transformações tanto de alunos quanto professores. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise da contribuição das TICs no processo de ensino e de aprendizagem em uma Instituição Estadual de Ensino Médio e sua influência no papel dos docentes do Ensino Médio e ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) – Núcleo Comum. Por meio de questionários, foi realizado um levantamento do uso de tecnologias pelos docentes, quais são mais utilizadas e de que forma os professores as utilizam. A tabulação dos dados apontou que pouco mais da metade dos docentes teve formação no uso de tecnologias e que utilizam basicamente laboratórios de informática para pesquisa. Considera-se que se faz necessário “mais que modernizar” o ensino com as tecnologias, mas formar os docentes no uso das TICs, a fim de transformá-las em ferramentas colaboradoras para a construção do conhecimento do aluno.