FORMAÇÃO DOCENTE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO – ESTUDO DE CASO

  • João Murício Hypólito
  • Vera Adriana Huang Azevedo Hypólito
  • Andréia De Cássia Dos Santos

Resumo

O século XXI foi marcado por várias mudanças tecnológicas, assim, alterando o pensar, o agir e o trabalhar. As formas de acesso ao conhecimento, sua compreensão, circulação e produção foram multiplicadas por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A tecnologia também influi nos processos da educação e promove transformações tanto de alunos quanto professores. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma breve análise da contribuição das TICs no processo de ensino e de aprendizagem em uma Instituição Estadual de Ensino Médio e sua influência no papel dos docentes do Ensino Médio e ETIM (Ensino Técnico Integrado ao Médio) – Núcleo Comum. Por meio de questionários, foi realizado um levantamento do uso de tecnologias pelos docentes, quais são mais utilizadas e de que forma os professores as utilizam. A tabulação dos dados apontou que pouco mais da metade dos docentes teve formação no uso de tecnologias e que utilizam basicamente laboratórios de informática para pesquisa. Considera-se que se faz necessário “mais que modernizar” o ensino com as tecnologias, mas formar os docentes no uso das TICs, a fim de transformá-las em ferramentas colaboradoras para a construção do conhecimento do aluno.

Publicado
2018-05-21
Como Citar
MURÍCIO HYPÓLITO, João; ADRIANA HUANG AZEVEDO HYPÓLITO, Vera; DE CÁSSIA DOS SANTOS, Andréia. FORMAÇÃO DOCENTE E UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO – ESTUDO DE CASO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/261>. Acesso em: 18 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica