CUIDADOS E RECOMENDAÇÕES DE ENSINO EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Resumo
As Tecnologias da Informação e Comunicação têm causado mudanças no cotidiano das pessoas. Há uma grande gama de possibilidades do seu uso na educação, e, consequentemente, diferentes potencialidades. Quando atingem a educação, surgem os Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Este trabalho, de cunho qualitativo, teve como objetivo criar uma lista, baseando-se na literatura, com cuidados a serem tomados em uma sequência didática em um Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação, para orientar o trabalho docente necessário neste tipo de ambiente pedagógico, diferente da tradicional sala de aula. Utilizando-se de estratégias para análise de dados qualitativos, foi realizada uma imersão na literatura e criou-se um quadro com as categorias elaboradas contendo os cuidados referentes ao trabalho docente em um ambiente virtual de aprendizagem utilizando-se das Tecnologias da Informação e Comunicação. A observação dos dados disponíveis no quadro apresentado como resultado aponta recomendações na formação e conhecimento docente na área específica de tecnologias, planejamento na elaboração das aulas e atividades, acompanhamento sistemático e próximo da realização das tarefas, no estímulo às trocas de informações, possibilitando avaliações em diferentes momentos ao longo do percurso do estudante. Todavia, o contexto de cada docente deve ser levado em consideração na aplicação das atividades no Ambiente Virtual, exigindo a necessidade de realizar adaptações para aplicações em diferentes contextos.