CONHECIMENTO TECNOLOGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (TPACK)
Resumo
A ampla utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem impõe constantes desafios aos docentes de todos os níveis de ensino. No ensino superior isso é crucial, visto que se trata de um espaço tanto de formação de competências propedêuticas como de competências profissionais específicas. Ademais, os estudantes universitários, em sua maioria nativos digitais, requerem um processo de ensino e aprendizagem dinâmico e com ampla utilização das TDIC que já fazem parte do seu dia a dia. Neste contexto, cada vez mais é requerido que os professores apresentem elevado nível de Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Este estudo apresenta um projeto de investigação que objetiva compreender as práticas docentes no âmbito das tecnologias e o nível do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo da comunidade de docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Caracteriza-se como uma proposta de pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa sendo complementada por dados qualitativos, contemplando uma amostra de 105 professores atuantes da UFRB. Esta investigação contribui para melhor compreensão do nível TPACK dos docentes atuantes na UFRB, visando a proposição de políticas e programas de formação docente condizentes.