GAMIFICAÇÃO PARA MOTIVAR O APRENDIZADO

  • Marcio Poffo
  • Elisângela Agostini Volani Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Resumo

Motivação pode ser definida como o porquê de determinado comportamento de uma pessoa, sendo extrínseca, quando a realização de uma atividade é feita em troca de alguma recompensa. A motivação intrínseca ocorre na realização de uma atividade por vontade própria, e não por troca de recompensa. Estudos mostram que a utilização de elementos de jogos em um ambiente sério pode tornar suas atividades mais motivadoras, conceito chamado de gamificação. Esta abordagem em ambientes de aprendizagem está sendo foco de muitos artigos científicos para tentar provar a sua eficiência quanto a motivação gerada na aprendizagem. Ressalta-se ainda, dependendo de sua aplicação, pode ser gerada motivação intrínseca nos usuários do ambiente. Portanto, sua utilização na aprendizagem pode ser uma contribuição para aumentar a motivação dos estudantes durante o ensino. Além disso, as novas gerações de pessoas são motivadas por inovações, como tecnologias, e atividades acadêmicas tradicionais podem se tornar monótonas. O objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento bibliográfico de experimentos realizados utilizando elementos de jogos em sala de aula, cujos resultados das avaliações dos experimentos, podem induzir na compreensão da eficiência da gamificação no ensino.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
POFFO, Marcio; AGOSTINI VOLANI, Elisângela. GAMIFICAÇÃO PARA MOTIVAR O APRENDIZADO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/268>. Acesso em: 03 dez. 2022.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica