A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING ALIADA A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM: :

  • Ana Paula Ambrósio Zanelato Marques
  • Carla Plantier Message Universidade do Oeste Paulista
  • Raquel Rosan Cristino Gitahy Universidade do Oeste Paulista e Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
  • Sidiney De Oliveira Sousa

Resumo

A presente pesquisa está vinculada ao mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente. O objetivo geral é analisar como a aplicação da metodologia ativa Team Based Learning (TBL) aliada a tecnologia contribui no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A pesquisa justifica-se tendo em vista que a educação formal, focada na memorização e transmissão de informações, ignora alguns elementos essenciais para a sociedade do conhecimento atual, como proatividade, colaboração, pensamento crítico, trabalho em equipe e visão empreendedora. Portanto, precisamos utilizar métodos que possam desenvolver estas habilidades, os chamados métodos ativos. Neste contexto, esta pesquisa analisa o método ativo TBL, aliado a uma plataforma desenvolvida pela pesquisadora. Este software possibilita a aplicação do método TBL de forma online promovendo o feedback instantâneo dos resultados. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo intervenção foi desenvolvida com aplicação do TBL na disciplina de Linguagens e Tecnologias de Programação do segundo ano do curso de Sistemas de Informação de uma instituição privada de ensino superior do estado de São Paulo. Os doze estudantes e a professora, que também atua como pesquisadora, são os participantes deste estudo. A fase de levantamento e coleta de dados ocorreu durante seis intervenções ao longo de um semestre e utilizou-se das técnicas de observações e análises dos resultados pelo uso do software.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
PAULA AMBRÓSIO ZANELATO MARQUES, Ana et al. A EXPERIÊNCIA DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA ATIVA TEAM BASED LEARNING ALIADA A TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/271>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica