O APLICATIVO SOCRATIVE E O PROCESSO MAIÊUTICO EM SÃO CARLOS, UBIQUIDADE ONTOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: : THE SOCRATIVE APPLICATION AND THE MAIUTICAL PROCESS IN SÃO CARLOS, ONTOLOGICAL UBIQUITY IN EDUCATION

  • Ody Marcos Churkin

Resumo

A proposta deste trabalho é demonstrar o cenário do novo paradigma, por meio da fenomenologia explicar o momento de transição de século e suas implicações que afetam gerações de maneira distintas, ponderar sobre a convivência e a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TICS) na educação. Compreender as demandas na era da conectividade, refletir sobre a modernidade líquida da pólis virtual. Como tratar o desinteresse dos alunos ao aprendizado, não obstante, quando se trás a baila, as TICS, o fenômeno inverte-se, a cada inovação tecnológica, surge uma multidão de alunos ávidos em obter o novo produto ou processo. Compreender por que os jovens aprendizes não aceitam a metodologia atual. Urge uma nova forma de aprender e ensinar na era da ubiquidade e que as TICS façam parte deste processo. A partir desse contexto social, os objetivos deste trabalho são propor e demonstrar de forma experimental o aplicativo socrative como uma das inovações no processo do ensinar e aprender, resgatar a maiêutica socrática como proposta pedagógica e ontológica, para auxiliar professores na utilização de TICS, unir gerações, promover interdisciplinaridade, conciliar interesses, alcançar perspectivas e possibilidades na era da conectividade.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MARCOS CHURKIN, Ody. O APLICATIVO SOCRATIVE E O PROCESSO MAIÊUTICO EM SÃO CARLOS, UBIQUIDADE ONTOLÓGICA NA EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/272>. Acesso em: 14 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica