TRABALHO DOCENTE NA EAD

  • Daniela Erani Monteiro Will

Resumo

Estudos recentes apontam que os saberes que servem de base para a atividade docente são incorporados e modificados pelos professores em seus processos de vida, de formação e no contexto de trabalho. Nesse cenário, valoriza-se os conhecimentos adquiridos na experiência profissional, o pensamento dos professores e a prática como espaço de formação. O presente artigo, dessa forma, apresenta os resultados de uma investigação que identificou o perfil pessoal, profissional e acadêmico dos professores que atuam na EAD da Universidade do Sul de Santa Catarina, bem como conheceu algumas de suas percepções sobre como o trabalho na EAD contribuiu para a reflexão sobre suas práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica, do tipo estudo de caso, sendo os sujeitos 142 professores que atuam em salas de aula virtuais de cursos de graduação a distância. Os dados foram coletados mediante um questionário on-line. Constatou-se que a maior parte dos professores possui um tempo considerável de vínculo com a EAD e expressaram ter realizado mudanças em sua prática docente na modalidade presencial a partir da experiência na EAD, especialmente em relação ao uso das TIC e à avaliação da aprendizagem.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
ERANI MONTEIRO WILL, Daniela. TRABALHO DOCENTE NA EAD. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/277>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica