DOCÊNCIA E A EAD

  • Julio Corcino Rodrigues Mota Junior

Resumo

A EaD é uma modalidade de ensino onde o aluno e professor encontram-se separados no ponto de vista físico, mas conectados graças a rede de telecomunicações e aos dispositivos móveis, entretanto, é necessário levantar uma discussão sobre como estão sendo empregadas as ferramentas tecnológicas e onde o professor se encaixa nesse meio. Para isso foi realizado um levantamento referente aos teóricos que problematizam esta temática, levando em consideração o professor na mediação com as tecnologias, e percebeu-se que na EaD há a necessidade uma própria metodologia de ensino, e que os conteúdos precisam de uma abordagem inclusiva, onde  o planejamento, sistematização de conteúdos e a organização precisam contemplar a diversidade de uma turma em EaD, sendo criados ementas e projetos políticos pedagógicos específicos para cada curso e disciplina oferecida, de forma que se cumpra a legislação vigente e que seja interativa e motivacional para os alunos, sendo levados em conta os aspectos pedagógicos para o docente, evitando o foco apenas no tecnológico, que na maioria dos casos, dificulta o processo de ensino e aprendizagem do aluno, fazendo com que o professor busque e afirme seu lugar de espaço e tenha o domínio para mediar a tecnologia com o ensinar.


 


 

Publicado
2018-05-15
Como Citar
CORCINO RODRIGUES MOTA JUNIOR, Julio. DOCÊNCIA E A EAD. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/28>. Acesso em: 12 jun. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica