ILUSTRAÇÕES E SEUS DOMÍNIOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O CAMPO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

  • Miguel Calderari
  • Claudia Paulino De Lanis Patrício UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES;
  • Sandra Maria Souza De Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

Resumo

Resumo:


O domínio educativo das ilustrações no campo da qualificação profissional. Este artigo tem por objetivo avaliar qualidade e ambitude da ilustrações circujantes ao material didático, na disciplina Fundamentos do Controle da Qualidade, do Curso de Especialização Técnica de Nível Médio (CETNM), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Analisa a qualidade do instrumento didáticos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, assinalando conteúdos,  recursos e tecnologia de informação e comunicação envolvida/abordada. Por fim, debate se ilustrações  explicitam ou complementam visualmente os textos; dialoga sobre a educação profissional e tecnológica - às interfaces entre demandas específicas do mundo do trabalho e o projeto pedagógico do curso.


Palavras-Chave: Avaliação. Educação a Distância. Educação científica e tecnológica. Análise de imagens.


 


Abstract:


The educational field of illustrations in scope of professional qualification. This paper reports a case study focused on evaluate the quality and scope of the curriculum illustrations to the didactic material, in the discipline Fundamentals of Quality Control, of the Technical Course of Medium Level, of the Federal Institute of Education, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). It analyzes the quality of the didactic instrument inserted in the Virtual Learning Environment, marking the contents, resources and technology of information and communication involved /utilize. Finally, we discuss whether illustrations explicitly or visually complement the texts; dialogues about professional and technological education - the interfaces between specific demands of the world of work and the pedagogical project of the course.


Keywords: Evaluation. Distance Education. Scientific and technological education. Image analysis.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Letras Neolatinas (Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Possui o Master em Enseñanza de Español para Brasileños pela Universidad Menéndez Pelayo/ Instituto Cervantes (2007). É Especialista em Enseñanza del Español como Lengua Extranjera pela Universidad de Valladolid (2000). Graduada em Licenciatura Plena em Língua Espanhola e Literatura de Língua Espanhola pela Universidade Federal do Espírito Santo (1996). Atualmente é professora Adjunto 1 de Língua Espanhola da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literaturas de Língua Espanhola. Desenvolve temas nas seguintes áreas: literaturas de língua espanhola.

##submission.authorWithAffiliation##

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atuante no ramo da Ação e Animação cultural, desenvolvendo trabalhos sociais e educativos em bibliotecas escolares <sandramsc@hotmail.com >

Publicado
2018-05-22
Como Citar
CALDERARI, Miguel; PAULINO DE LANIS PATRÍCIO, Claudia; MARIA SOUZA DE CARVALHO, Sandra. ILUSTRAÇÕES E SEUS DOMÍNIOS PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E O CAMPO DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/280>. Acesso em: 29 set. 2023.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Materiais didáticos e mediação tecnológica