REPILE
Resumo
Esta pesquisa apresenta um relato de experiência no ensino e aprendizagem do estudo de Violino e Violoncelo, por meio de técnicas de estudo utilizando a arte visual como intermediador da aprendizagem, e como fator principal de aprendizagem, tanto no quesito musical como artístico e expressivo de um modo geral. Essa técnica foi definida e conceituada como REPILE, que representa três pilares do estudo de Instrumentos de Corda: Reconhecer, pintar e Ler; o que também pode ser aplicado a outros instrumentos. A pesquisa foi realizada em análise e relatos, realizados em diversas aulas de Violoncelo e Violino, no espaço de sala de aula de um Conservatório de Música. A metodologia utilizada na pesquisa se configura em um estudo de caso, realizado com duas estudantes do curso técnico em Violoncelo, e uma estudante do curso técnico em Violino do Conservatório de Música. Como resultado, foi possível reconhecer uma melhora significativa na leitura de repertório e conteúdos técnicos na utilização de diversos conceitos musicais e artísticos em relação a arte visual no que diz respeito a leitura de partitura, e referente aos métodos aplicados pelas estudantes, no qual, todas as técnicas foram desenvolvidas pelas próprias estudantes, com orientação do professor em todas as aulas.