REPILE

  • Elias Do Nascimento Melo Filho
  • Luciana Carvalho Santos

Resumo

Esta pesquisa apresenta um relato de experiência no ensino e aprendizagem do estudo de Violino e Violoncelo, por meio de técnicas de estudo utilizando a arte visual como intermediador da aprendizagem, e como fator principal de aprendizagem, tanto no quesito musical como artístico e expressivo de um modo geral. Essa técnica foi definida e conceituada como REPILE, que representa três pilares do estudo de Instrumentos de Corda: Reconhecer, pintar e Ler; o que também pode ser aplicado a outros instrumentos. A pesquisa foi realizada em análise e relatos, realizados em diversas aulas de Violoncelo e Violino, no espaço de sala de aula de um Conservatório de Música. A metodologia utilizada na pesquisa se configura em um estudo de caso, realizado com duas estudantes do curso técnico em Violoncelo, e uma estudante do curso técnico em Violino do Conservatório de Música. Como resultado, foi possível reconhecer uma melhora significativa na leitura de repertório e conteúdos técnicos na utilização de diversos conceitos musicais e artísticos em relação a arte visual no que diz respeito a leitura de partitura, e referente aos métodos aplicados pelas estudantes, no qual, todas as técnicas foram desenvolvidas pelas próprias estudantes, com orientação do professor em todas as aulas.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
DO NASCIMENTO MELO FILHO, Elias; CARVALHO SANTOS, Luciana. REPILE. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/281>. Acesso em: 04 nov. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento