O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES INOVADORES DE ENSINO
Resumo
Esta pesquisa em andamento faz parte do Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica - PIVIC do IFTM – Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro - e seu objetivo é investigar como os estudantes do ensino médio que convivem com tecnologias digitais desde a infância e vivenciam atualmente experiências educacionais ativas, estão enxergando a ideia de serem os protagonistas desse tipo de ensino. Várias escolas têm se adequado à nova realidade e, com a inserção das tecnologias digitais em sala de aula, muito se fala em um novo papel do professor. Este precisará se adaptar ao ensino mais ativo e personalizado com a finalidade de atender as demandas dos jovens “nativos digitais”. No entanto, pouco tem se falado sobre o perfil desse aluno que passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. O que está pensando sobre essas mudanças? Está preparado ou precisa se preparar para essa autonomia que está sendo conquistada? Quais habilidades precisa desenvolver (se é que precisa) para utilizar as tecnologias em prol de sua aprendizagem? Essas e outras questões norteiam este trabalho que é de natureza básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Espera-se que este estudo abra espaço para discussões futuras sobre o perfil dos estudantes protagonistas para que, assim, as metodologias ativas consigam atingir seu propósito de formar estudantes ativos, autônomos e responsáveis por sua própria aprendizagem.