O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES INOVADORES DE ENSINO

  • Livia Mara Menezes Lopes
  • Viviane Salvador Ribeiro

Resumo

Esta pesquisa em andamento faz parte do Programa Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica - PIVIC do IFTM – Instituto Federal de Educação do Triângulo Mineiro - e seu objetivo é investigar como os estudantes do ensino médio que convivem com tecnologias digitais desde a infância e vivenciam atualmente experiências educacionais ativas, estão enxergando a ideia de serem os protagonistas desse tipo de ensino. Várias escolas têm se adequado à nova realidade e, com a inserção das tecnologias digitais em sala de aula, muito se fala em um novo papel do professor. Este precisará se adaptar ao ensino mais ativo e personalizado com a finalidade de atender as demandas dos jovens “nativos digitais”. No entanto, pouco tem se falado sobre o perfil desse aluno que passa a ser o centro do processo de ensino-aprendizagem. O que está pensando sobre essas mudanças? Está preparado ou precisa se preparar para essa autonomia que está sendo conquistada? Quais habilidades precisa desenvolver (se é que precisa) para utilizar as tecnologias em prol de sua aprendizagem? Essas e outras questões norteiam este trabalho que é de natureza básica, qualitativa, exploratória e bibliográfica. Espera-se que este estudo abra espaço para discussões futuras sobre o perfil dos estudantes protagonistas para que, assim, as metodologias ativas consigam atingir seu propósito de formar estudantes ativos, autônomos e responsáveis por sua própria aprendizagem.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MARA MENEZES LOPES, Livia; SALVADOR RIBEIRO, Viviane. O ESTUDANTE COMO PROTAGONISTA DA APRENDIZAGEM EM AMBIENTES INOVADORES DE ENSINO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/286>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento