UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE TECNOLOGIA DIGITAL
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas que se debruçaram sobre a educação especial, educação infantil e tecnologias. No contexto da educação inclusiva observa-se o papel da educação infantil e as contribuições que os recursos tecnológicos propiciam para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. Neste viés, nota-se a relevância de se investigar a produção da área científica, uma vez que as pesquisas possibilitam atribuição de sentido sobre a realidade investigada. Para o acesso aos dados foi realizado um levantamento de trabalhos científicos produzidos em programas de pós-graduação stricto sensu a partir das fontes disponibilizadas pelo portal de Teses e Dissertações da CAPES. Por meio dos descritores que cruzavam dados sobre educação especial, educação infantil e tecnologias foi possível encontrar 69 trabalhos, no entanto apenas três investigaram a tríade. As pesquisas encontradas apontaram que as tecnologias oportunizam benefícios para a escolarização deste público.
Palavras-chave: Educação Especial; Educação Infantil; Tecnologias