UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE TECNOLOGIA DIGITAL

  • Natália Gomes Dos Santos
  • Luciane Guimarães Batistella Bianchini
  • Fabiane Fantacholi Guimarães
  • Bernadete Lema Mazzafera

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as produções acadêmicas que se debruçaram sobre a educação especial, educação infantil e tecnologias. No contexto da educação inclusiva observa-se o papel da educação infantil e as contribuições que os recursos tecnológicos propiciam para o processo de desenvolvimento e aprendizagem de crianças com necessidades educacionais especiais. Neste viés, nota-se a relevância de se investigar a produção da área científica, uma vez que as pesquisas possibilitam atribuição de sentido sobre a realidade investigada. Para o acesso aos dados foi realizado um levantamento de trabalhos científicos produzidos em programas de pós-graduação stricto sensu a partir das fontes disponibilizadas pelo portal de Teses e Dissertações da CAPES. Por meio dos descritores que cruzavam dados sobre educação especial, educação infantil e tecnologias foi possível encontrar 69 trabalhos, no entanto apenas três investigaram a tríade. As pesquisas encontradas apontaram que as tecnologias oportunizam benefícios para a escolarização deste público.


 


Palavras-chave: Educação Especial; Educação Infantil; Tecnologias

Publicado
2018-06-07
Como Citar
GOMES DOS SANTOS, Natália et al. UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DE TECNOLOGIA DIGITAL. CIET:EnPED, São Carlos, jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/287>. Acesso em: 14 out. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento