ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS RECURSOS DESTINADOS PELO MEC À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE NÍVEL SUPERIOR A DISTÂNCIA NO PERÍODO DE 2006 A 2015
Resumo
Ao longo dos últimos anos, a educação a distância (EaD) tem ocupado um espaço cada vez maior tanto em oferta pelas instituições de ensino quanto em demanda pelas pessoas em busca de formação. O governo federal estabeleceu o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como sua principal iniciativa de fomento à educação pública de nível superior a distância. O Sistema UAB foi implantado em 2006 e, diante às mudanças que ocorreram no cenário macroeconômico e na gestão do governo federal, esta pesquisa teve como objetivo verificar se existe similaridade entre o comportamento dos recursos financeiros destinados pelo Ministério da Educação (MEC) para financiamento da educação de nível superior no geral e para a educação a distância, representada pela UAB, no período de 2006 a 2015. Para tanto, foi realizada coleta de dados a partir de informações disponíveis em sites governamentais e documentos oficiais, em seguida, foram elaborados gráficos para análise das séries históricas de recursos. Observou-se uma manutenção crescente de recursos destinados pelo MEC para educação de nível superior ao longo de todo período, entretanto uma redução de recursos alocados para UAB a partir de 2012. Tais resultados demonstram uma mudança de política pública em relação a educação superior sinalizando uma redução de investimentos na modalidade EaD.