ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS RECURSOS DESTINADOS PELO MEC À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE NÍVEL SUPERIOR A DISTÂNCIA NO PERÍODO DE 2006 A 2015

  • Vanessa Mariotto Onody
  • Andrei Aparecido De Albuquerque Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Fabiane Letícia Lizarelli Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Resumo

Ao longo dos últimos anos, a educação a distância (EaD) tem ocupado um espaço cada vez maior tanto em oferta pelas instituições de ensino quanto em demanda pelas pessoas em busca de formação. O governo federal estabeleceu o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) como sua principal iniciativa de fomento à educação pública de nível superior a distância. O Sistema UAB foi implantado em 2006 e, diante às mudanças que ocorreram no cenário macroeconômico e na gestão do governo federal, esta pesquisa teve como objetivo verificar se existe similaridade entre o comportamento dos recursos financeiros destinados pelo Ministério da Educação (MEC) para financiamento da educação de nível superior no geral e para a educação a distância, representada pela UAB, no período de 2006 a 2015.  Para tanto, foi realizada coleta de dados a partir de informações disponíveis em sites governamentais e documentos oficiais, em seguida, foram elaborados gráficos para análise das séries históricas de recursos.  Observou-se uma manutenção crescente de recursos destinados pelo MEC para educação de nível superior ao longo de todo período, entretanto uma redução de recursos alocados para UAB a partir de 2012. Tais resultados demonstram uma mudança de política pública em relação a educação superior sinalizando uma redução de investimentos na modalidade EaD.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Administração das Organizações; Mestre em Controladoria e Contabilidade; MBA Controladoria e Finanças e Bacharel em Ciências Contábeis, todos os títulos pela Universidade de São Paulo (USP). Foi visiting scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos da UFSCar. Atua nas áreas de Administração Financeira, Mercado Financeiro, Engenharia Econômica, Custos e Controladoria Gerencial. Os principais temas de interesse em ensino, pesquisa e extensão são: Custo de Capital, Estrutura de Capital, Desempenho Financeiro e Gestão Baseada em Valor.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Engenharia de Produção de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente atua principalmente na área de qualidade nos temas Melhoria Contínua e Inovação.

Publicado
2018-05-25
Como Citar
MARIOTTO ONODY, Vanessa; APARECIDO DE ALBUQUERQUE, Andrei; LETÍCIA LIZARELLI, Fabiane. ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS RECURSOS DESTINADOS PELO MEC À EDUCAÇÃO PÚBLICA DE NÍVEL SUPERIOR A DISTÂNCIA NO PERÍODO DE 2006 A 2015. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/289>. Acesso em: 26 mar. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política