FORMAÇÃO DOCENTE E USO DE TDICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
O tema desta pesquisa é formação docente para o desenvolvimento de competências de utilização de TDICs na Educação Básica. Neste sentido, propõe-se como problema de investigação: Como a formação docente pode desenvolver competências para utilização de TDICs na Educação Básica? Como objetivo geral, estabeleceu-se: Compreender a formação docente na perspectiva do desenvolvimento de competências para utilização de TDICs na Educação Básica. A investigação se justifica porque a utilização de TDICs deve ser abordada nos cursos de formação inicial e continuada para que surjam propostas críticas, inovadoras e significativas nas escolas. Os principais autores são Francisco Imbernón, Daniel Mill, Pierre Lévy e Magda Pischetola, que abordam diferentes aspectos da profissão docente e do contexto de utilização de TDICs. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de cunho exploratório e de tipo bibliográfico. O autor, então, indica algumas possibilidades da formação docente inicial e continuada no que se refere ao desenvolvimento de competências de utilização de TDICs na Educação Básica. Indicam-se, portanto, propostas de reestruturação da formação de professores no contexto da cibercultura e que possam contribuir para melhorar o trabalho didático-pedagógico com TDICs.