UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO JURÍDICO POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR BASEADO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Resumo
Este é o relato de uma experiência pedagógica que teve por escopo estimular o aprendizado de Direitos Humanos através de um projeto interdisciplinar baseado em uso de mídias na educação – produção de documentários protagonizados pelos próprios alunos sobre o tema. O referencial teórico adotado – quanto aos aspectos pedagógicos do projeto – tem fulcro na proposta da Pedagogia Empreendedora, de Fernando Dolabela. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do segundo e terceiro módulo do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da ETEC "Prof. José Ignácio Azevedo Filho", que executaram o projeto perante a comunidade escolar e disponibilizaram o resultado na rede mundial de computadores. Sob orientação da equipe docente, realizaram-se atividades – protagonizadas pelos alunos – relativas a pesquisa bibliográfica sobre Direitos Humanos, entrevistas com pessoas da comunidade local, planejamento, produção, edição e publicação de documentários em vídeo sobre o tema pesquisado. Os documentários foram executados a partir de situações-problema, ideias e linhas argumentativas escolhida e construídas integralmente pelos alunos. Obteve-se uma resposta positiva dos alunos, que agiram como protagonistas do projeto, assumindo posturas colaborativas e papéis de liderança em cada etapa de desenvolvimento das atividades práticas propostas. Assim, as ações e interações desenvolvidas estimularam e propiciaram o protagonismo educacional, de forma que os alunos descobriram-se responsáveis pelas respectivas evoluções pessoais, ao mesmo tempo em que a interação propiciava a evolução do próprio grupo social no qual estavam inseridos.