UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO JURÍDICO POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR BASEADO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO

  • Thiago Da Silva Galerani (16) 99152-4555

Resumo

Este é o relato de uma experiência pedagógica que teve por escopo estimular o aprendizado de Direitos Humanos através de um projeto interdisciplinar baseado em uso de mídias na educação – produção de documentários protagonizados pelos próprios alunos sobre o tema. O referencial teórico adotado – quanto aos aspectos pedagógicos do projeto – tem fulcro na proposta da Pedagogia Empreendedora, de Fernando Dolabela. Os sujeitos envolvidos foram os alunos do segundo e terceiro módulo do Curso Técnico em Serviços Jurídicos da ETEC "Prof. José Ignácio Azevedo Filho", que executaram o projeto perante a comunidade escolar e disponibilizaram o resultado na rede mundial de computadores. Sob orientação da equipe docente, realizaram-se atividades – protagonizadas pelos alunos – relativas a pesquisa bibliográfica sobre Direitos Humanos, entrevistas com pessoas da comunidade local, planejamento, produção, edição e publicação de documentários em vídeo sobre o tema pesquisado. Os documentários foram executados a partir de situações-problema, ideias e linhas argumentativas escolhida e construídas integralmente pelos alunos. Obteve-se uma resposta positiva dos alunos, que agiram como protagonistas do projeto, assumindo posturas colaborativas e papéis de liderança em cada etapa de desenvolvimento das atividades práticas propostas. Assim, as ações e interações desenvolvidas estimularam e propiciaram o protagonismo educacional, de forma que os alunos descobriram-se responsáveis pelas respectivas evoluções pessoais, ao mesmo tempo em que a interação propiciava a evolução do próprio grupo social no qual estavam inseridos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Advogado e Professor.

Mais informações em www.galerani.com.br.



Publicado
2018-05-29
Como Citar
DA SILVA GALERANI, Thiago. UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO JURÍDICO POR MEIO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR BASEADO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/290>. Acesso em: 30 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento