A RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DENTRO DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DO PROFESSOR MEDIADOR

  • Ailton Gordiano
  • Aline Lopes da Silva
  • João Carlos Leal Cunha
  • Maria Ivanilda Saraiva Milfont Moreira
  • Raquel Furtado Soares Trindade

Resumo

Ao levarmos em consideração a ideia proposta por Comenius sobre a escola moderna, cuja organização do trabalho didático foi modificada naquela época e continua em vigor até o século XXI, podemos dizer que esse modelo já não condiz com a realidade que vivenciamos atualmente.  A sociedade, professores e alunos são reféns dos mesmos pensamentos e práticas dos séculos anteriores. Ao analisarmos a Educação Pública brasileira podemos fazer apontamentos de inúmeros problemas que perduram por anos. Nosso modelo de ensino tradicional baseado na transmissão de conhecimentos aos alunos não está sendo superado, necessitando assim de pesquisas voltadas à inovações e melhorias na qualidade de ensino das escolas brasileiras. Dessa forma, analisando a situação educacional abordada e a atual, elencamos algumas propostas de melhorias para o ensino público atual, baseadas na obra de Gilberto Alves “A produção da escola pública contemporânea”.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
GORDIANO, Ailton et al. A RECONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DENTRO DO MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO DO PROFESSOR MEDIADOR. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/294>. Acesso em: 29 maio 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Gestão e política