LÍNGUA ESPANHOLA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS)
Resumo
O presente artigo tem como ideia principal demonstrar como são estruturadas as histórias em quadrinhos (com um aprofundamento maior sobre as tiras) e como elas podem ser utilizadas pelo professor como material escolar para a educação básica a partir de análises dos seus mais variados elementos linguísticos, sendo que eles podem se apresentar como verbais e visuais. Neste caso foram utilizados, como materiais de estudo a serem analisados, as histórias em quadrinhos, em específico as tiras do desenhista argentino Ricardo Siri Liniers. A problemática desta pesquisa gira em torno do papel do professor que atua como via interacional entre o aluno e o conhecimento da língua espanhola por meio de análises das tiras de Liniers, utilizadas como material de estudo, observando e analisando como o professor pode utilizar diferentes estratégias didáticas para que o aluno venha a conseguir obter o conhecimento esperado da língua espanhola, seja ele conhecimento gramatical ou estrutural da língua e por meio deste processo adquirir até mesmo a formação de cidadania do indivíduo. A metodologia adotada no processo de construção e reconstrução deste artigo ocorreu por meio de leituras bibliográficas, tendo sua base teórica em Costa; Barros (2010), Santos (2015), Programa de intervenção pedagógica – Curvelo-MG (2016), Costa Val (2006), Dias; Duarte; Ferreira (2016), Rocha (2016), Neves Blasques (2016) e Duarte (2015). Os principais resultados obtidos ao término desta pesquisa foram à compreensão de como o professor pode utilizar as HQ´s, neste caso as tiras, como material de apoio para o aprendizado da língua espanhola na educação básica.