A UTILIZAÇÃO DO DESENHO ANIMADO COMO RECURSO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS

  • Patricia vieira Ribeiro
  • Maria Eliza Brefere Arnoni

Resumo

O estudo consiste em analisar a forma como o desenho animado, como linguagem audiovisual, é utilizado no processo educativo e as mediações estabelecidas na sua recepção em sala de aula. Foi realizado estudo teórico e metodológico, mediante leituras dos autores que integram os fundamentos da Metodologia da Mediação Dialética. A pesquisa trata a prática de utilização do desenho animado como recurso que colabora na aprendizagem dos alunos dentro do processo educativo fundamentado no desenvolvimento da atividade educativa, via M.M.D. Ilustramos a utilização das TICs a partir do desenvolvimento de uma atividade educativa em que foi utilizado um episódio do desenho animado “O show da Luna!”, em uma sala de 2ª etapa da Educação Infantil em uma escola municipal de São José do Rio Preto.  Com esse estudo, consideramos de grande valia a utilização dos vídeos, filmes, desenho animados, como recursos tecnológicos e pedagógicos quando sua utilização passa a ser pensada, fundamentada em uma teoria, e organizada metodologicamente na prática pedagógica de professores.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
VIEIRA RIBEIRO, Patricia; ELIZA BREFERE ARNONI, Maria. A UTILIZAÇÃO DO DESENHO ANIMADO COMO RECURSO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO NO ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/297>. Acesso em: 10 set. 2024.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Docência e mediação pedagógica