PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO: O QUE REVELAM OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA?
Resumo
A formação inicial de professores tem ocupado espaço importante nas discussões educacionais. O presente artigo teve como objetivo analisar como estudantes de Pedagogia a distância da Faculdade de Educação/UnB-UAB construíram conhecimento sobre o processo alfabetização/letramento, a partir da Psicologia cultural. Utilizou-se abordagem qualitativa, em um estudo de caso dos estudantes da disciplina Processo de Alfabetização/letramento. Os resultados indicaram: a) inicialmente, os estudantes concebiam a alfabetização como habilidade de ler e escrever palavras “simples”, reconhecer letras e sílabas; b) estudantes ressignificaram conceitos de alfabetização (tecnologia da língua escrita) e letramento (usos da língua escrita); c) quando planejavam atividades para crianças, jovens e adultos, sugestões daqueles que já eram professoras(os) apresentavam atividades mais adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos; d) atividades sugeridas eram capturadas em livros didáticos, internet e curso; e) estudantes ampliaram conhecimentos participando ativamente na organização da Feira de alfabetização/letramento.
Palavras-chave: Processo de alfabetização/letramento; Pedagogia a distância; Práticas pedagógicas.