PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO: O QUE REVELAM OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA?: : O QUE REVELAM OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA?

  • Sandra Regina Santana Costa
  • Norma Lucia Neris Queiroz
  • Sildemar Alves da Silva Kunz

Resumo

A formação inicial de professores tem ocupado espaço importante nas discussões educacionais. O presente artigo teve como objetivo analisar como estudantes de Pedagogia a distância da Faculdade de Educação/UnB-UAB construíram conhecimento sobre o processo alfabetização/letramento, a partir da Psicologia cultural. Utilizou-se abordagem qualitativa, em um estudo de caso dos estudantes da disciplina Processo de Alfabetização/letramento. Os resultados indicaram: a) inicialmente, os estudantes concebiam a alfabetização como habilidade de ler e escrever palavras “simples”, reconhecer letras e sílabas; b) estudantes ressignificaram conceitos de alfabetização (tecnologia da língua escrita) e letramento (usos da língua escrita); c) quando planejavam atividades para crianças, jovens e adultos, sugestões daqueles que já eram professoras(os) apresentavam atividades mais adequadas ao nível de desenvolvimento dos alunos; d) atividades sugeridas eram capturadas em livros didáticos, internet e curso; e) estudantes  ampliaram conhecimentos participando ativamente na organização da Feira de alfabetização/letramento.


Palavras-chave: Processo de alfabetização/letramento; Pedagogia a distância; Práticas pedagógicas.

Publicado
2018-05-29
Como Citar
REGINA SANTANA COSTA, Sandra; LUCIA NERIS QUEIROZ, Norma; ALVES DA SILVA KUNZ, Sildemar. PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO/LETRAMENTO: O QUE REVELAM OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA?. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/302>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento