A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE A MORFOLOGIA DOS FRUTOS

  • Adriana Marcia dos Santos

Resumo

As tecnologias criam possibilidades de diversificar as formas de aprendizado no processo educacional, modernizando a prática pedagógica, assim o presente trabalho tem como objetivo investigar a possibilidade da utilização de recursos tecnológicos em atividades práticas sobre “frutos”, no ensino de ciências, como suporte metodológico, a fim de promover o interesse e a aprendizagem dos alunos. O trabalho foi constituído em uma sequência didática, com atividades práticas sobre a morfologia dos frutos, realizadas com a turma do 7º Ano, Ensino Fundamental. Primeiramente foi realizada uma atividade diagnóstica, através de um texto, promovendo questionamentos direcionados ao conhecimento prévios sobre os frutos. Na sequência foram desenvolvidas quatro atividades práticas, utilizando recursos tecnológicos (celular, computador, internet, aplicativo, etc.) como ferramentas de apoio, para finalizar os alunos responderam um questionário sobre a utilização dos recursos tecnológicos nas atividades desenvolvidas. Os resultados mostraram que houve avanços significativos na aprendizagem, verificou-se que com a utilização de recursos tecnológicos no desenvolvimento das aulas, o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem do conteúdo foi maior, contribuindo com a utilização de recursos tecnológicos como ferramentas de suporte no processo de ensino e aprendizagem.         

Publicado
2018-05-22
Como Citar
MARCIA DOS SANTOS, Adriana. A TECNOLOGIA COMO RECURSO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE A MORFOLOGIA DOS FRUTOS. CIET:EnPED, São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/303>. Acesso em: 29 abr. 2025.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento