LEITURA X INTERNET: : ALIADAS OU RIVAIS NO INCENTIVO À LEITURA?

  • Ana Paula Campos Fernandes
  • Allisson Roberto Isidorio

Resumo

A leitura é um elemento essencial nas relações humanas, pois permite ao leitor contato com diferentes informações. Entretanto, a modernidade a que estamos inseridos exige muito além de ser apenas alfabetizado. É necessário possuir a habilidade de múltiplos letramentos, conceito que relaciona a compreensão da leitura ao contexto social. Desta forma, o objetivo central deste trabalho versa sobre os hábitos de leitura entre adolescentes, que cada vez mais se apropriam do espaço virtual para a prática de leitura. Entretanto, os professores da educação básica desvalorizam e, muitas vezes, não fazem uma mediação deste processo. É urgente que as TICs sejam utilizadas nos espaços escolares, pois, conforme previsto nas legislações educacionais, a escola deve preparar o aluno para se tornar um sujeito social, capaz de compreender os diversos textos veiculados na sociedade. A metodologia utilizada neste trabalho foi revisão bibliográfica e um estudo de caso através de questionário estruturado com alunos da 2ª série do ensino médio de uma escola estadual na cidade de Governador Valadares - MG. Através do percurso realizado, foi possível perceber que de fato os adolescentes estão conectados ao mundo virtual e a escola não tem cumprido o seu papel de mediação do ensino/aprendizagem através dos meios digitais.

Publicado
2018-06-04
Como Citar
PAULA CAMPOS FERNANDES, Ana; ROBERTO ISIDORIO, Allisson. LEITURA X INTERNET. CIET:EnPED, [S.l.], jun. 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/305>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento