USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: :

  • Luciane Karla Pereira
  • Graziele München

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a educação de jovens e adultos no contexto atual e avaliar o papel das tecnologias como ferramentas de inclusão social e formação para o mercado de trabalho, a partir da análise do uso da ferramenta Google sala de aula na disciplina de Ciências Naturais e suas tecnologias. A metodologia utilizada é aprendizagem baseada em projetos. Este método visa desenvolver habilidades e competências relacionadas à área das Ciências Naturais e suas tecnologias. Tem- se como base quatro competências a serem desenvolvidas através de projetos desempenhados pelos estudantes. Ainda são altos os índices de analfabetismo no Brasil, considerando o analfabetismo digital, temos uma grande lacuna a ser preenchida no processo educacional. Na de jovens e adultos se observa um número crescente de jovens, resultado do alto índice de evasão na educação básica. Há necessidade de uma educação mais voltada a necessidade dos jovens nos dias de hoje. Neste cenário o uso da tecnologia na educação tem se tornado necessário e frequente a fim de possibilitar mais personalização do ensino, melhorar a interação entre aluno e professor e possibilitar um protagonismo maior dos jovens. Os estudos relacionados à educação de jovens e adultos permitem um avanço nas metodologias utilizadas em sala de aula além da reflexão e discussão sobre políticas públicas educacionais.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
KARLA PEREIRA, Luciane; MÜNCHEN, Graziele. USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/307>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento