O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CONGRUÊNCIA (MÓDULO N) DESENVOLVIDO POR DUAS ESTUDANTES: :

Resumo

Neste trabalho apresentamos e discutimos o ocorrido no desenvolvimento de uma atividade matemática por duas estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente ao Programa Ensino Integral da rede estadual paulista, em que foi utilizado o kit de robótica Arduino Uno e a linguagem de programação Scratch. Os dados aqui discutidos constituem-se de um recorte dos dados produzidos de uma pesquisa de Mestrado cujo interesse consiste em investigar as potencialidades do desenvolvimento do Pensamento Computacional em atividades exploratórias para a aprendizagem Matemática de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos para a produção dos dados, foi utilizado o software Flash Back para captar a tela do notebook utilizado pelos estudantes e o áudio de suas conversas durante a realização da atividade, gravação de vídeo com uma câmera posicionada na sala de aula, anotações dos estudantes e a realização de entrevistas semiestruturada com os estudantes participantes. O Pensamento Computacional é um processo de raciocínio que requer vários níveis de abstração; são ideias geradas a partir de um pensamento recursivo e sequencial, da modelação de um problema, da divisão desse em partes menores, entre outras capacidades analíticas que constituem o conjunto de procedimentos advindos da Ciência da Computação. Ao analisar os dados aqui apresentados, podemos afirmar que o desenvolvimento do pensamento computacional foi importante para as conexões mentais que as estudantes realizaram no percurso de aprendizagem.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Matemática pela Universidade de São Paulo (1989), Mestre em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (2007). Professora efetiva, em regime de dedicação exclusiva, do Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, UNESP, campus de Bauru. Atua nos cursos de graduação da UNESP, campus de Bauru e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PPGEM, IGCE, UNESP, campus de Rio Claro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). Desenvolve pesquisas em Educação Matemática. Coordenadora do projeto de pesquisa intitulado Mapeamento do uso de tecnologias da informação nas aulas de Matemática no Estado de São Paulo, aprovado sob nº 16429 no Edital 049/2012/CAPES/INEP, Programa Observatório da Educação (OBEDUC), com financiamento da CAPES, desde março de 2013. Principais interesses de pesquisa: Formação de Professores de Matemática, Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Ensino e Aprendizagem de Matemática e Modelagem Matemática.

Publicado
2018-05-18
Como Citar
CONSTANTINO DA SILVA, Eliel; LIBERATTI JAVARONI, Sueli. O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CONGRUÊNCIA (MÓDULO N) DESENVOLVIDO POR DUAS ESTUDANTES. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/309>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento