O PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE CONGRUÊNCIA (MÓDULO N) DESENVOLVIDO POR DUAS ESTUDANTES
Resumo
Neste trabalho apresentamos e discutimos o ocorrido no desenvolvimento de uma atividade matemática por duas estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública pertencente ao Programa Ensino Integral da rede estadual paulista, em que foi utilizado o kit de robótica Arduino Uno e a linguagem de programação Scratch. Os dados aqui discutidos constituem-se de um recorte dos dados produzidos de uma pesquisa de Mestrado cujo interesse consiste em investigar as potencialidades do desenvolvimento do Pensamento Computacional em atividades exploratórias para a aprendizagem Matemática de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Como procedimentos metodológicos para a produção dos dados, foi utilizado o software Flash Back para captar a tela do notebook utilizado pelos estudantes e o áudio de suas conversas durante a realização da atividade, gravação de vídeo com uma câmera posicionada na sala de aula, anotações dos estudantes e a realização de entrevistas semiestruturada com os estudantes participantes. O Pensamento Computacional é um processo de raciocínio que requer vários níveis de abstração; são ideias geradas a partir de um pensamento recursivo e sequencial, da modelação de um problema, da divisão desse em partes menores, entre outras capacidades analíticas que constituem o conjunto de procedimentos advindos da Ciência da Computação. Ao analisar os dados aqui apresentados, podemos afirmar que o desenvolvimento do pensamento computacional foi importante para as conexões mentais que as estudantes realizaram no percurso de aprendizagem.