O PLÁGIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL: :

  • Sabrina Carvalho Verzola Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) , Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
  • Ariadne Chloe Furnival Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumo

O presente trabalho analisa a relação entre o plágio e a produção científica na educação superior presencial, evidenciando a necessidade de observância aos direitos de autor para coibir e prevenir a prática de plágio conforme a legislação nacional no ambiente acadêmico. Sobretudo, em relação à jurisprudência que estabelece e confirma as decisões administrativas no que se refere à aplicação de medidas punitivas contra o plágio nas instituições de ensino superior. Desse modo, a metodologia compreende os métodos descritivo e exploratório a partir da legislação pertinente, da revisão bibliográfica e da jurisprudência, demonstrando os direitos de autor e as limitações das prerrogativas dos usuários no que tange à reprodução, apropriação, divulgação, publicação e comunicação das obras científicas. Considera ainda a adoção de políticas internas como a avaliação e o monitoramento da evolução do ensino-aprendizagem, a partir da discussão e integração entre discentes, pesquisadores e docente, como medidas preventivas contra a prática de plágio nas Universidades. 


Palavras-chave: Plágio, Educação Superior Presencial, Legislação.


 


 

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Dr. Ariadne Chloe Furnival
Departamento de Ciência da Informacão - DCI-UFSCar
Programa de pós-graduação Ciência da Informação-UFSCar
Programa de pós-graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade-UFSCar
Fone: 33519465
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1291482506649810
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2344-4400

Publicado
2018-05-29
Como Citar
CARVALHO VERZOLA, Sabrina; CHLOE FURNIVAL, Ariadne. O PLÁGIO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESENCIAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/310>. Acesso em: 28 mar. 2020.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Pesquisa e produção de conhecimento