CURSO ESPECIAL DE METODOLOGIA DIDÁTICA A DISTÂNCIA
Resumo
Os objetivos deste estudo são: apresentar o Curso Especial de Didática a Distância da Marinha do Brasil (MB) para a formação em serviço dos seus docentes ao meio acadêmico; e verificar as alterações na arte de ensinar dos onze docentes cursantes da Escola Naval, turma de 2017. A abordagem desta investigação é qualitativa, com pesquisa documental e bibliográfica. Foi adotado como metodologia de coleta de dados um questionário, com perguntas abertas e fechadas. A seguinte questão norteou este estudo: Quais as contribuições que o Curso Especial de Metodologia Didática a Distância proporcionou aos instrutores contratados por tarefa por tempo certo na Escola Naval em sua prática docente? As respostas obtidas e analisadas mostram que houve uma aceitação positiva do curso pelos alunos, sendo este considerado como fundamental para o exercício da docência em instituições de ensino da MB. As seguintes contribuições foram verificadas: (i) novos conhecimentos sobre a arte de ensinar, ou seja, a apresentação da didática; (ii) melhor percepção do processo ensino-aprendizagem; (iii) potencializar a aprendizagem significativa demonstrando isto em sala de aula; (iv) aprimoramento das técnicas de ensino; (v) refinamento nos planos de aula pertinentes às disciplinas lecionadas; e (vi) atualização quanto ao teor das normas em vigor.