CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS E NO CÁLCULO DA PROBABILIDADE GEOMÉTRICA: :

  • Denise Ritter
  • Ana Marli Bulegon Centro Universitário Franciscano

Resumo

A relação entre a informática e a educação matemática, segundo Borba e Penteado (2003) deve ser pensada como transformação da própria prática educativa. Dessa forma a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto escolar apontam para um novo cenário educacional. Nesse contexto, apresentamos, neste trabalho, os resultados da aplicação do software GeoGebra no ensino de Matemática na Educação Básica. O experimento foi realizado por meio de uma oficina, com 25 estudantes de uma escola privada do interior do estado do Rio Grande do Sul.  A respectiva oficina teve por objetivo reforçar as propriedades e o cálculo de áreas de algumas figuras planas e também desenvolver o conhecimento de Probabilidade Geométrica. Evidenciou-se, neste trabalho, que a atividade com o software GeoGebra contribuiu para os estudantes reforçarem as propriedades das figuras planas, bem como o cálculo da área das mesmas. Em consequência, isso contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem do conceito de Probabilidade Geométrica, uma vez que esta depende, em parte, da aprendizagem de Geometria Plana para sua compreensão. Além disso, percebeu-se que o uso do software GeoGebra manteve os estudantes atentos aos estudos e estimulou sua autonomia, na medida em que permitia a exploração do mesmo.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
RITTER, Denise; MARLI BULEGON, Ana. CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ASSIMILAÇÃO DOS CONCEITOS DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS E NO CÁLCULO DA PROBABILIDADE GEOMÉTRICA. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/315>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento