O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTERNET NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A INSERÇÃO DE CRIANÇAS NA CULTURA ESCRITA
Resumo
A Educação Infantil, no Brasil, ainda está em fase de desenvolvimento e o debate em torno da inserção das crianças na cultura escrita com uso de tecnologias digitais e Internet é recente. Este trabalho se refere a uma pesquisa, em andamento, que tem como objetivo promover a reflexão sobre a inserção e valorização da cultura escrita pelas crianças com o uso de tecnologias digitais e Internet por professores da segunda etapa da Educação Infantil. Com base nos estudos da história da leitura e do livro, da multimodalidade, do letramento digital e dos novos estudos do letramento desenvolvemos essa pesquisa do tipo ação por meio de atividades de formação continuada em serviço, criação de atividades no laboratório de informática e entrevistas com as professoras e alunos. Os dados, parciais, apontam para a necessidade de formação dos professores em torno dos usos pedagógicos da cultura escrita digital e da importância de os monitores/professores do laboratório de informática participarem das propostas de formação. As crianças pequenas, em sua maioria, possuem acesso aos dispositivos digitais, no espaço doméstico, mas é na escola que podem ampliar seus usos elevando o nível de alfabetização e letramento digital.