PRÁTICA DE ENSINO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO BÁSICA EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Resumo
Nesse estudo é apresentada uma proposta de trabalho cujo objetivo foi o de contribuir para que o aluno desenvolva uma compreensão sobre a educação inclusiva, bem como contribuir com sua formação desenvolvendo competências e habilidades que também expressem sua capacidade de identificar dificuldades ou necessidades especiais produzindo materiais para serem utilizados no ensino. O projeto envolveu docentes de diferentes disciplinas e estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa elaborado a partir da queixa de alunos da universidade que relataram não se sentirem preparados para lidarem com as dificuldades de ensino e aprendizagem dos alunos da educação básica, inclusive a pessoa com deficiência. No desenvolvimento do projeto, entre os procedimentos metodológicos inclui-se a utilização do blackboard e produção tecnológica de materiais didático-pedagógicos. Trata-se de um relato de experiência onde são verificados como resultados o aprofundamento do conhecimento sobre educação inclusiva bem como a confecção de materiais e a utilização dos mesmos em práticas educativas, na educação básica. Compreende-se as atividades como importante aliado do educador no processo de ensino e aprendizagem, desde que sejam exploradas através de metodologias que sejam relevantes, tanto para o professor quanto para seus alunos.
Palavras-chave: Educação inclusiva; materiais pedagógicos; prática de ensino