PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS PARA TRABALHADORES CHINESES EM PORTUGAL: : UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA COM RECURSO AO WECHAT

  • Claudia Barbosa
  • Jailma Bulhões Campos Universidade de Aveiro
  • Yuxiong Zhang Universidade de Aveiro

Resumo

A comunidade chinesa, um dos grupos de imigrantes mais representativos em Portugal, é frequentemente caracterizada como “fechada” e “pouco permeável” a contatos com elementos estranhos. Para além de características sócio-culturais, o domínio da língua portuguesa (ou a dificuldade desse domínio) contribui para este alheamento, tornando os relacionamentos com a população local - mesmo os que decorrem no âmbito de funções profissionais -  difíceis e repletos de erros de compreensão. Tendo estes aspetos em consideração, a proposta de curso a distância "PortuguêsFácil" tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento de competências comunicativas dos participantes no âmbito das suas atividades profissionais na área do comércio e restauração ou similares. Este curso a distância faz uso da plataforma WeChat, uma das ferramentas sociais mais populares na China, para possibilitar a criação de um espaço comum, onde professor e aprendentes possam discutir, interagir e produzir conhecimento sobre a língua portuguesa e seu uso, oportunizando um processo de ensino e aprendizagem ancorado em aspectos sociointeracionistas.  

Publicado
2018-05-22
Como Citar
BARBOSA, Claudia; BULHÕES CAMPOS, Jailma; ZHANG, Yuxiong. PORTUGUÊS PARA FINS ESPECÍFICOS PARA TRABALHADORES CHINESES EM PORTUGAL. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/321>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento