A TDICS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Resumo
A escola se apoderou das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como instrumento de ensino e aprendizagem, especialmente com a expansão da internet e da nova práxis pedagógica. Portanto, o objetivo desse trabalho é apresentar o estudo de caso da Rádio Escola JP, com o intuito de demonstrar a TDIC como instrumento no processo ensino e aprendizagem. O estudo adotou a pesquisa qualitativa com o enfoque no estudo de caso. Para o aporte teórico utilizamos Andrelo (2008), Piovesan (2004), Soares (2000,2004,2012) e Costa et al. (2015). O trabalho está dividido em três partes: a primeira é o Percurso metodológico: desvendando o objeto de pesquisa; a segunda é Contextualizando o rádio como instrumento do processo ensino e aprendizagem subdividida em: aspectos históricos da inserção do rádio na educação; a rádio escolar e a educomunicação; a Rádio Escola JP como um estudo de caso; e a última parte são as considerações finais. Esse estudo apontou que rádio escola promove práticas interdisciplinares que culminam no protagonismo juvenil, gerando novas possibilidades para o ensino e aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas e midiáticas, o que favorece a inclusão social do aluno, a construção do conhecimento, a autonomia e a formação de comunidades de aprendizagens.