A TDICS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: : O CASO DA RÁDIO ESCOLA JP

  • Célia Souza Da Costa
  • Marlene Do Socorro Ros´´ário Sousa Escola Estadual José do Patrocínio- Governo do Estado do Amapá

Resumo

A escola se apoderou das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como instrumento de ensino e aprendizagem, especialmente com a expansão da internet e da nova práxis pedagógica. Portanto, o objetivo desse trabalho é apresentar o estudo de caso da Rádio Escola JP, com o intuito de demonstrar a TDIC como instrumento no processo ensino e aprendizagem. O estudo adotou a pesquisa qualitativa com o enfoque no estudo de caso. Para o aporte teórico utilizamos Andrelo (2008), Piovesan (2004), Soares (2000,2004,2012) e Costa et al. (2015).  O trabalho está dividido em três partes: a primeira é o Percurso metodológico: desvendando o objeto de pesquisa; a segunda é Contextualizando o rádio como instrumento do processo ensino e aprendizagem subdividida em: aspectos históricos da inserção do rádio na educação; a rádio escolar e a educomunicação; a Rádio Escola JP como um estudo de caso; e a última parte são as considerações finais. Esse estudo apontou que rádio escola promove práticas interdisciplinares que culminam no protagonismo juvenil, gerando novas possibilidades para o ensino e aprendizagem por meio de ferramentas tecnológicas e midiáticas, o que favorece a inclusão social do aluno, a construção do conhecimento, a autonomia e a formação de comunidades de aprendizagens.

##submission.authorBiography##

Célia Souza Da Costa

Doutoranda vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Participa dos Grupos de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor,Trabalho Docente e Representações Sociais; Fundamentos Epistemológicos das Políticas Educacionais e a Problemática da Escola na Contemporaneidade; do Grupo Pensamento Educacional Brasileiro: História e Políticas e do grupo Bioética e Educação na linha de pesquisa Bioética, ciência e sociedade. Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas (PPGDAPP) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).É especialista em Docência do Ensino Superior e especialista em Educação Especial e Inclusiva. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia , graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Bacharelado em Direito. Tem experiência na docência e elaboração de projetos, trabalha com educação especial e inclusiva, patrimônio cultural, educação profissional e mídia (Tv, rádio, impresso e rede sociais). Tem interesse nos seguintes temas: Educação Especial e Inclusiva, Pedagogia, Educação Profissional, Cultura e Escola, Educação Ambiental Patrimonial, Etnografia, Cultura Amazônica, Relações Étnico-Raciais, Práticas Sociais, Processos Educativos, Minorias, Educação Popular, Justiça Social, Direito Ambiental, Ética, Liberdade, Dialética, Hegel, Filosofia Política, Filosofia do Direito.

Publicado
2018-05-22
Como Citar
SOUZA DA COSTA, Célia; DO SOCORRO ROS´´ÁRIO SOUSA, Marlene. A TDICS COMO INSTRUMENTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: <https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/322>. Acesso em: 22 nov. 2019.
Seção
CIET:EnPED:2018 – Educação e Tecnologias: Aprendizagem e construção do conhecimento